Recentes interferências do Sol nos sinais de satélite !
- da Redação
- 15 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Na última semana, alguns usuários relataram uma diminuição periódica diária na relação sinal / ruído (SNR) de suas estações observatórios em todo o mundo (Estações de observação de meteorologia), causando perdas de recepção ocasionais. Estes 10 a 20 minutos SNR diminuição aconteceu devido ao fenômeno natural Sun Outage .
De acordo com a biblioteca INTELSAT :
"Os satélites geoestacionários estão estacionados a aproximadamente 22.300 milhas (36.000 quilômetros) da Terra e localizados diretamente sobre o equador. Dado que o equador é compensado por 22,5 graus, o sol se alinha diretamente com satélites e estações terrenas de recepção duas vezes por ano - uma vez na primavera e uma vez no outono. Este evento é chamado de uma interrupção do sol , e também é conhecido como desvanecimento do sol ou trânsito do sol.

O calor emitido pelo sol é uma fonte intensa de ruído irradiado em todas as freqüências, incluindo o uso de satélites de comunicação de faixa de freqüência. Esse ruído é chamado de ruído térmico. Quando o sol - e seu ruído térmico - se alinha perfeitamente com um satélite e a antena de recebimento no chão (linha de visão), o piso de ruído, visto pela estação terrena de recebimento, é significativo o suficiente para subir acima do satélite sinal de portador e causa uma perda temporária de recepção, inclusive nos Televisores domésticos que recebem sinal via satélite.
Quanto ao GEONETCasters, o evento Sun Outage pode causar perdas de pacote devido ao aumento da taxa de erro de bits .
Demilson Quintão (PY2UEP), usuário do GNC-A do IPMET-Bauru , Brasil, criou um gráfico de Rácio de Relação Sinal-Ruído diariamente entre 09 e 13 de setembro, entre as 12:30 e as 13:30 BRT (GMT-3), tempo previsto para que a interrupção do Sol ocorra:

Você pode ver que o SNR diminuiu gradualmente (1 dB a 8 dB aproximadamente) de 06 a 12 de setembro, com uma queda abrupta inesperada em 10 de setembro. No dia 13/09, a interferência do corte do sol começou a atenuar.
Curiosamente, a diminuição enorme do SNR no dia 10 foi relacionada a uma explosão de alargamento solar que aconteceu ao mesmo tempo que a interrupção do Sol, como visto no gráfico Fluxo de Raio X da página do INPE Space Weather (por favor note que a hora está dentro UTC):

Este alargamento solar causou uma interrupção de 10 minutos na recepção de dados da estação GNC-A do IPMET.
GRANDE DEMILSON !!!!
Materia original: https://geonetcast.wordpress.com/2017/09/14/how-does-the-sun-cause-interference-to-your-gnc-a-station-reception/
コメント