top of page

SATÉLITES: Exclusivo: estive no museu do Cosmonauta, em Moscou..

  • por Cristiano Borin PU2UCB
  • 18 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

All in one Favicon 4.3

StartFragmentPara que servia o Sputnik? Qual era a missão de Yuri Gagarin? Como é uma nave espacial por dentro? Se você é como eu e sente aquela curiosidade, e que principalmente nasceu ou viveu o período da guerra fria, onde o medo de uma guerra nuclear era constante presença no dia a dia e nas conversas ou na TV, vai entender o que estou dizendo. EndFragment


Acho que a primeira coisa a saber sobre o museu está logo no nome: os russos não usavam a palavra “astronauta”, preferiam o termo “cosmonauta”. Talvez a disputa com os EUA durante a Guerra Fria passasse também pelo aspecto simbólico: quem consagra o termo que define esse campo tão importante da ciência?

StartFragment

A “corrida espacial” sem dúvida foi um acelerador no desbravamento dos astros (ou do cosmos?) e muito do que se vê no museu tem um quê de orgulho nacional, claro. Mas desde 2009, quando o museu reabriu depois de 3 anos de reforma, a exposição também ganhou partes dedicadas a projetos internacionais – da Europa, da China e até dos EUA.


All in one Favicon 4.3

StartFragmentO museu fica na base do Monumento aos Conquistadores do Espaço, uma escultura enorme de um foguete sendo lançado, feita de aço e titânio, com 110 metros de altura. Uma coisa impressionante, realmente grande, como tudo na Russia!EndFragment


All in one Favicon 4.3

A NAVE SPUTNIK 2

A segunda versão do Sputnik, evoluiu para este modelo de nave tripulada por animais: Observem a boca aberta na esfera circular acima: onde viajavam os animais.

EndFragment

O SATÉLITE SPUTNIK 1

EndFragment

StartFragment

A bem da verdade, o primeiro satélite Sputnik não servia pra muita coisa – ele passou 3 meses em órbita e tudo o que fazia era emitir um “beep” que podia ser captado por rádios comuns aqui embaixo. Era a primeira tentativa bem sucedida da conquista do espaço! Imaginem isso na época.....


Lembrando que Sputnik foi o nome dado inicialmente ao programa espacial russo.


Acima, a primeira versão do Sputnik, que emitia um BIP captado na terra por equipamentos de rádio



Aqui no Brasil, a gente sempre ouve falar da Guerra Fria do ponto de vista dos EUA. Até hoje, todo filme de ação hollywoodiano tem um espião russo super malvado e todo filme de ficção científica exibe a NASA como um ícone da inteligência e da tecnologia americana. É bem legal ver a história contada pelo outro lado.


A bem da verdade, eu sempre gostei muito de tudo isso! E nunca, desde criança, tive curiosidade pela parte americana. Queria ir ver com os próprios olhos o lado mais parecido com o Brasil, um povo trabalhador, simples, porém forte e orgulhoso do que fez e faz! A RUSSIA !!


All in one Favicon 4.3

StartFragmentTambém chamam a atenção dois cachorrinhos empalhados, Belka e Strelka, que foram os primeiros seres terrestres a irem para o espaço e voltarem sãos e salvos, em 1960. Não foram os únicos, pois abordo da espaçonave também tinha um coelho, 42 ratos e várias plantas e moscas, mas os cãezinhos se deram bem e ganharam fama como protagonistas da missão. (Empalhados e eternizados)EndFragment



A NAVE SPUTNIK 1 - Com Belka e Strelka ao lado.


Porém alguns anos antes do sucesso do retorno da nave com os animais vivos, uma cadela da raça Laika (sim Laika era a raça de um cão pequeno e muito resistente ao frio - e não o nome da cachorra), foi enviada e não sobreviveu muitas horas num dos primeiros lançamentos nos anos 50, na primeira versão da mini nave tripulada.


Uma coisa interessante é que nas terras brasilis, muita gente desde então batizam suas caninas com este nome: Laika. :)



Esta pra mim foi uma super aventura. Estive por 6 dias na Russia dos 22 dias que permaneci numa longa, exaustiva e muito proveitosa viagem de conhecimento no mês de junho.



Forte 73 a todos!


Cristiano Borin

Bauru - SP


PU2UCB


Mais fotos abaixo:


Acima e abaixo, a capsula espacial de retorno de Gagarin da sua jornada espacial. A história de Gagarin merece uma matéria a parte. Na internet tem muito material sobre ele. O herói nacional Russo !!!

Outros satélites abaixo:

Abaixo, nosso Brasil bem representado !!!!! (Desnecessário legendas)


 
 
 

Comments


Destaques

 

Frequências de 145.250 Mhz - 600  e 147.150 Mhz + 600  Subtom 88,5 Hz -   ANATEL -  PY2KGL e PY2KDM  

bottom of page